Há uns 15 dias, (concretamente foi no dia 4 de Julho), fomos ver a "Carmina Burana"... Bom, este "erro" foi propositado, pois esta Noite no Largo de São Carlos, começou precisamente com o esclarecimento sobre o tema da gloriosa Cantata de Carl Orff. "Carmina Burana" não é uma mulher, é um conjunto de poemas medievais, descobertos num convento, relatando alguns episódios da vida monástica, da contemplação, mas tambem sobre as mulheres, a natureza e muitos mais temas que vão discorrendo. Daí, e depois de uma interessante lição de latim ficámos finalmente esclarecidos que tinhamos ido ver os "Carmina Burana"...
Mas, latim à parte, ressaltou logo à chegada, a imensidão de gente, que se espremia literalmente entre a Rua Serpa Pinto e o Largo do Picadeiro. Deste lado, era tanta gente que até o tradicional eléctrico 28 tinha dificuldades em circular.
Ao som dos primeiros acordes da Orquestra Sinfónica Portuguesa, a multidão soube corresponder, com o necessário silêncio para ouvir a entrada "O Fortuna" magnificamente interpretada peloCoro do Teatro Nacional de São Carlos. Ao longo de todo o espectáculo, houve ainda tempo para brilharem o coro dos Pequenos Amadores da Academia de Amadores de Música, bem como as vozes individuais em várias peças de Carlos Guilherme, Diogo Oliveira e Chelsey Schill.
O destaque da noite foi ainda para o encerramento, ao som de novo "O Fortuna", que obrigou os coros a uma repetição, tal era o entusiasmo da massa de gente presente, que não se cansava de aplaudir os Coros, os Solistas e a Orquestra.
Sair, foi quase impossível, e aproveitava-se um automóvel ocasional para seguir atrás dele enquanto "furava" pela multidão.
Foi esta uma excelente Noite no Largo, que é sem dúvida uma iniciativa que esperamos que se prolongue por muitos anos...
Ficam algumas fotos do Ricardo B., a documentar o evento:
6 comentários:
Se eu não andasse pela Beira Litoral e em tão boa companhia, não teria faltado.
Abraço(s).
Tenho a certeza absoluta que andaste muito bem mesmo...
E os "Carmina Burana" não passam apenas uma vez por Lisboa.
Abraços
Também estive lá no sábado. Nunca perco um concerto de Carmina Burana. É tocante.
abraço
Tive pena de não ir ver porque tenho a certeza de que foi realmente muito bom!
Abraço
Daniel,
Para mim só é pena que estes concertos sejam apenas uma vez por ano, e que tenhamos de estar muito atentos para não os perdermos. E pena tambem que não hajam mais iniciativas como esta...
Rabisco,
É um concerto excelente para quem gosta de música erudita contemporânea. Orff é um dos mestres mais recentes, e sem dúvida insere-se na corrente dos melhores. Mas se fores estando com atenção, possivelmente em breve consegues assistir a um concerto destes.
Abraços
e eu que gostava tanto de ter ido.... :)
abraços*
Postar um comentário