segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Utopia

"Utopia - subst f [utu'piɐ] sonho impossível de realizar"

Por vezes dou por mim a pensar em realidades paralelas... o que aconteceria se isto fosse assim, se tal acontecesse de outra maneira... o que acontecia se naquele dia eu tivesse virado à esquerda, em vez de contornar pela direita?

Esta é uma coisa que por vezes nos assalta no dia a dia e nas mais diferentes situações. O mesmo se passa com relação ao mundo em que vivemos. Eu sou um apaixonado por História. Seria o mundo o mesmo se não tivesse acontecido o Holocausto Nazi? A Comunidade Europeia seria a mesma? O Euro seria moeda oficial? Seríamos todos alemães?
Seríamos o mesmo povo sem Descobrimentos? Seríamos os mesmos se Salazar nunca tivesse descido da sua Cátedra de Coimbra para governar o país durante 40 anos? Seríamos iguais se em vez de uma Revolução com cravos tivéssemos uma revolução popular com um banho de sangue?
O que seria então dos Soares, Sócrates, Cavacos, Leites, Portas, Louçãs, Sousas e tantos outros? O que seria do amor livre sem Woodstock? Dos homosexuais sem Harvey Milk? Dos escravos sem Luther King?

São as dúvidas que ficam e que ficarão para sempre. O video que vos deixo hoje é um pouquinho para nos fazer pensar. O que aconteceu aos nossos valores? Eu sou um fã confesso dos Within Temptation (ainda que seja mais da fase mais gótica e metálica que da versão pop, mas pronto...) e este ultimo single deles tem uma força incontornável que me fez pensar.



Observem as várias situações que aparecem descritas no video e que são um espelho da nossa sociedade "moderna". E porque é que o mundo melhor tem de ser uma utopia?

8 comentários:

David disse...

Esta música é linda...

João Roque disse...

Eu não sei se o mundo melhor terá que ser sempre uma utopia; mas antes, para mim, a palavra utopia estava muito, muito longe...e hoje estou constantemente a encontrá-la; porque será?
A música é óptima e o clip, fabuloso!

TheMenBehindTheCurtain disse...

Tendo o espírito humano um sentido tão vasto, a verdadeira utopia encontram-se não em tornar o mundo melhor mas sim em encontrar concordância de como fazer-lo.

Quanto ás voltas e reviravoltas da história, pouco a fazer com ela excepto reavivar-la e saber aonde não cair em falso novamente. Mas a ilusão e a arrogância do "viver apenas o momento" acaba por ser mais forte na maioria das vezes...

Música muito boa já agora. Não tenho achado tanta piada a esta fase dos Within Temptation, mas está aqui um belo trabalho (e um bom video)!
Abraços

Mike disse...

Já tinha ouvido de "fugida" esta música e só depois me apercebi ser Within Temptation, porque reconheci a voz da Sharon.
Embora diferente da sonoridade habitual, está um belíssimo trabalho.
O vídeo deixou-me também a pensar e a reflectir sobre aquilo em que a nossa sociedade se tornou e para onde caminha vertiginosamente.
Um abraço.

Ricardo Costa disse...

Olá David,

Sem dúvida que a música é fantástica e resultou muito bem na combinação das vozes da Shannon den Adel e do Chris Jones...

Ricardo Costa disse...

Olá Pinguim,

Um mundo melhor poderá realmente não ser uma Utopia. Mas poderá não ser muito mais que uma ideia nossa... Abraços

Ricardo Costa disse...

Muito obrigado The Men Behind the Curtain pelo comentário. Realmente muitas vezes pensamos como vai o mundo e pouco mais podemos fazes porque nos sentimos tão pequenos e impotentes perante todas as injustiças que nos rodeiam...

Abraço

Ricardo Costa disse...

Obrigado pelo comentário Mike.

Abraço