sábado, 16 de janeiro de 2010

Gastronomicamente experimentando...

Ontem teve lugar no "laboratório caseiro", tambem conhecido como cozinha, uma experiência com a gastronomia japonesa, tão exótica e diferente do habitual que sem dúvida merece aqui uma palavrinha...

Na cozinha de lá de casa, eu e o outro autor de cá do blogue metemo-nos em experiências e munidos de um bem ilustrado livro de receitas e com os ingredientes certos bem distribuidos na cozinha pusemos as mãos ao sushi. Experimentando nas pontas dos dedos o saber milenar de Gueixas e Samurais, munidos de facas de gumes afiados lá nos metemos na deliciosa aventura dos saberes e sabores orientais.

Claro que conseguimos estabelecer paralelos culinários... a alga kombu é muito semelhante em cheiro ao nosso querido e culinário caldo knorr, e deixa no arroz de sushi um cheirinho e um aroma que lhe são muito característicos. O arroz vagamente arredondado e muito mais curtinho que o nosso agulha é perfeito para criar o envólucro onde vai repousar o peixe e os legumes, cortados e fatiados em tiras com a espessura de um lápis escolar. A cozinha japonesa é sem dúvida uma arte, tanto no sabor como no aspecto.

E finalmente percebemos e conseguimos quantificar o valor que pagamos num restaurante japonês... passámos umas divertidas 5 horas na cozinha, entre as fervuras e arrefecimento do arroz, o enrolar da alga nori, o recheio de peixe e o descobrir de novos sabores graças ao saké doce e às sementes de sésamo com que temperámos algumas sobras do peixe e um pepino. O resultado final não poderia ter sido melhor, com um sabor no mínimo... espectacular, realçado pelo molho de soja e pelo wasabi preparado propositadamente para a experiência.

Numa próxima oportunidade convidaremos os amigos para irem experimentar também, já que temos ainda mais experiências gastronómicas japonesas por realizar... até lá, deixo-vos com as fotos que me estão de novo a abrir o apetite...

10 comentários:

Pedro disse...

O que eu gosto de sushi!!!!! (not)

ehehehe

abraços

Ricardo Costa disse...

Isso é porque ainda não experimentaste sushi em condições. Nós convidamos-te quando fizermos de novo e vais ver como gostas... (Pelo sim pelo não preparo tambem umas migas com entrecosto e umas farófias)

eheh

Abraços

Pedro disse...

Mas esqueci-me de dar os parabéns! não deve de ser nada fácil de fazer! E até está agradável à vista!

:P

abraços

Pedro disse...

Sim , com migas, entrecosto e farófias eu serei um homem feliz :D:D:D


abraços

João Roque disse...

Eu também preciso de ser conquistado...

Mike disse...

Hmm!! Tem bom aspecto realmente. E deve ter sabido bem após tantas horas no laboratório. Parabéns pelo "experimento".
Eu fiquei rendido à cozinha japonesa, embora tivesse ido da primeira vez muito desconfiado. E não é apenas o sabor, mas como tudo é tratado e apresentado.
Abraço. E venham de lá mais receitas.:-)

Unknown disse...

Apesar do óptimo aspecto, preciso ue me convençam em relação à cozinha japonesa...:S muito más experiencias...

Ricardo Costa disse...

João,

A próxima vez que fizermos, contamos contigo para a experiência... e ainda que esta seja a variedade de sushi mais conhecida, a verdade é que o saber japonês milenar não se esgota aqui... e além da imagem, eles são muito aguerridos no que diz respeito ao sabor dos alimentos... e é uma verdadeira experiência gastronómica :D

Ricardo Costa disse...

Obrigado pelo comentário Mike.

Esperamos em breve fazer mais coisas... e claro ir pondo aqui para o pessoal ir salivando enquanto não almoça ou janta...

Abraço

Ricardo Costa disse...

Little John,

Não sei como possa ter sido essa má experiência, mas eu pessoalmente comecei por experimentar num dos vulgares buffets e não desgostei. Mas foi preciso ir a um dos mais conceituados restaurantes japoneses de Lisboa para passar a apreciar como devia ser o sushi e a culinária japonesa.