quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

Balanços

E mais um ano se passou. Faltam poucas horas para mudarmos mais um ano no nosso calendário, e desta vez encerrarmos uma década. Tanta coisa se passou, tanto fica por fazer, apesar do muito que foi feito... e como já tinha feito há um ano atrás, é altura dos balanços anuais.

Gritos

Tantos, mas tantos que ficaram por dizer e por publicar. Temos dezenas de fotos que aguardam a sua publicação nestas páginas, e que ainda hão-de ver a luz do dia. As coisas engraçadas que vamos vendo, as situações caricatas que vamos vivendo, as experiências por que vamos passando. Ficaram muitos gritos por fazer, alguns propositados, outros nem por isso...

O ano de 2009 foi muito rico em eventos, dignos representantes de gritos que ficaram por gritar. As eleições em Portugal, que foram muitas e muito seguidas num curto espaço de tempo, as situações bizarras no panorama internacional com agressões ao papa e ao primeiro ministro italiano. A morte de Michael Jackson. A passagem por Portugal de vultos da musica como os Depeche Mode ou os Rammstein. O divórcio da Madonna... tantas mas tantas que andaram na cabeça por escrever e que acabaram por não ver a luz do dia. A lei do Casamento entre pessoas do mesmo sexo. As opiniões desmedidas da Igreja num país onde temos claramente separada a Igreja do Estado. A intolerância da Igreja para com os seus próprios, como o padre que decidiu abandonar o sacerdócio para casar. Os comboios, que em Portugal vão perdendo cada vez mais a sua posição estruturante...

Mas pronto, em 2010 espero escrever muito mais...

Gostos

Aqui há muito para dizer, felizmente. Começando com os passeios, em que redescobri o prazer de ir a Azeitão (belas tortas e moscatel), a experiência na Festa do Café em Marvão, o passeio ao Fluviário de Mora. O pic-nic bloguista das Caldas da Rainha em que conhecemos tanta gente nova. O ano fecha em cheio com um almoço e convivio entre amigos mais chegados em Coimbra. Depois os concertos que já foram menos este ano... mas que mesmo assim deixam água na boca e um calorzinho na alma...os Anathema na Incrível Almadense, a noite dos Carmina Burana em São Carlos.
O gosto maior que me fica de 2009 é o facto de me começar a sentir muito melhor comigo próprio. A honestidade de não me preocupar com o que possa pensar quem lê este blog (será que eu estou a dizer as coisas e as pessoas podem pensar outra)... e sobretudo e acima de tudo a honestidade de me aceitar como sou, e poder agradecê-lo aos amigos que tem estado comigo. E acima de tudo ao meu amor, que muito me tem ajudado numa enorme "cruzada" comigo próprio.
Não tenho hoje qualquer medo de defender as causas que tenho vindo a defender, como o foi a questão do casamento e da liberdade de expressão para os homossexuais. Por isso finalmente, começa a sair-me de cima da cabeça e das costas um grande peso. E quanto menos me preocupo com o que podem os outros pensar de mim, melhor me sinto, e melhor vou ficando, a todos os níveis.

Os filmes é que este ano foram muitos e muito bons e ao mesmo tempo variados. Sem seguir ordens cronológicas foi o ano em que houve comédias a fazerem-me rir realmente, como foi com "Bruno" do Sasha Baron Cohen e a "Ressaca"... os dramas continuam a não me levar ao cinema, mas gostei de ver o "Amália", feito cá em Portugal... começamos a acreditar nos nossos actores e a levá-los a fazer coisas cada vez melhores. Dos comerciais ficaram-me o "Clone Wars" (sim, eu gosto de Star Wars e não o podia perder), o 6º Harry Potter (que pena estar a chegar ao fim), o 2º da Saga Twilight que apesar de ser um filme bom para teenagers têm o seu quê de interesse. Mas para mim o gosto do ano vai sem dúvida nenhuma para o "Avatar" do James Cameron, e a magnifica rendição da ficção cientifica em 3D. Totalmente credível não só nos efeitos especiais, mas tambem com todo o background biológico e cientifico que quanto a mim o colocam na galeria dos clássicos da Ficção Científica, a par com o 2001 - Odisseia no Espaço, Star Wars, Dune, Quinto Elemento, Alien e tantos outros...

Gatafunhos

É verdade... para os que nos lêem fielmente eu escrevo cada vez mais ao sabor da pena... à medida que as ideias me surgem. Eu que fui um tão anti-blog durante algum tempo (para que é que eu quero um blog?) estou muito mais desenvolto na minha escrita. E isso é bom, porque descobri que inclusivamente há quem goste de me ler ::espanto:: Por isso para 2010, esperem lá por mais uns gatafunhos nossos.

Há de haver e de ficar tanta coisa por dizer... mas é para isso mesmo que serve o blog... para as irmos dizendo e revelando ao longo do tempo. 2010 está à porta, por isso é altura de abrir a porta de par em par, enviar o velho ano para fora, e retemperar forças e ganhar energia para começar em grande o novo ano.

A todos os que nos lêem habitualmente e os que não nos lêem tão habitualmente assim... para os que têm blogues e os que os não têem... um bom ano de 2010, com tudo o que merecem e fizerem por merecer!

6 comentários:

Daniel Silva (Lobinho) disse...

Venho apenas deixar os meus votos de um Feliz Ano Novo onde os desejos contemplem sempre o Amor e Amizade. E identifico-me com muito do que escreves ;) ate na ficçao cientifca :)

Abraço*:)

Tong Zhi disse...

De facto, é hora de balanços!!! O teu é francamente bom.
Que o novo ano vos traga tudo de bom!
Abraço

pinguim disse...

Ricardo
gostei muito deste teu balanço subdividido em várias categorias.
este ano, entre algumas (poucas) coisas boas que houve foi o aprofundamento das relações de amizade convosco, os jantares em minha e vossa casa, e noutros locais, o picnic, este último almoço em Coimbra, as idas ao "Sete Sóis", etc...
E claro que este ano vamos ainda aprofundar essa amizade e não vos perdoo a falta ao jantar dos blogs...
Um excelente ano para ambos.
Abraços.

Manda-me as fotos de Coimbra, por mail,ok?

Little John disse...

É impossivel passar por esta data, sem se fazer uma análise do que ficou para trás! Mas o que lá vai, lá vai! Agora toca a pensar no novo ano e naquilo que temos pela frente. Felicidades, e que em 2010 hajam muitas e boas postagens

Rough Chef disse...

Obrigado a todos pelos Vossos Comentários e espero que em 2010 possam continuar a comentar-nos.

Feliz Ano Novo!

Sinest3sico disse...

Como gostei de ler estes "gatafunhos"!

Foi um bom ano sem dúvida a nivel de relações. Apesar de ter sido em 2008 que abri o Portursos foi em 2009 que abri o blog e reforçei a minha amizade convosco, uma amizade que me é muito querida!
Obrigado pela vossa existência e mais uma vez um grande 2010 cheio de alegria e amor!
;)